segunda-feira, 28 de março de 2011

Sobre amigos

Hoje em dia, muita gente se sente sozinha. Hoje em dia, muita gente não sabe o que é AMIZADE. Bom, esse post é sobre a minha vida, mas espero que possa servir pra de vocês.
Já tive muitos períodos nos quais eu não tinha amigos à ponto de lanchar na cabine do banheiro, afinal, que é a vida senão uma sequência de períodos? De altos e baixos, de abundantes e escassos?
Parece que tudo que a gente precisa é a aprovação, e o carinho dos nossos amigos; e aqui uma ressalva, amigos quero o BEM dos amigos, então a aprovação que o amigo te deve só vale se for feita pensando no seu bem-estar, no seu progresso. Tanto que quando nós fazemos algo errado, mesmo que a pessoa ofendida nos desculpe,  o que mais dói é se algum amigo nosso não nos perdoar, ou ficar decepcionado. Falo por mim, que depois que fiz amigos, sempre que precisei, eles estavam por perto. E se não estavam, acredito que tiveram bons motivos pra isso.
A minha garantia, é que eu trato eles como prioridade, e espero isso de volta. Infelizmente, quando se trata de pessoas, é preciso dar 150% de si, pra receber 60% em retorno. Sabe aquele velho e sábio conselho "não faça pros outros o que você não gostaria que fizessem pra você"? Acho que ele é totalmente verdade, e agindo assim, a consciência fica tranquila de que quem está em falta, ou não está sabendo retribuir é o outro.
Amizade é uma coisa linda, um tipo de amor que envolve ser irmão, ser pai, ser mãe dos seus amigos. Apoiar, compartilhar, ensinar (ainda que à duras penas), se divertir. Todo esse sentimento lindo, de cumplicidade, de RESPONSABILIDADE ( a de Saint-Exupéry, sobre aquilo que cativamos), de cuidado, de preocupação, de companhia, de prestatividade, de estar sempre pronto pra fazer o possivel e impossivel pra que tudo esteja bem com o outro, vem acompanhado do saber PERDOAR.
Ainda que esse amor de amigo seja complexo, profundo, e bonito, pessoas são pessoas.Pessoas erram. Amigos erram. Todos merecem CHANCES, de remissão, de aprendizado. As amizades geralmente tem atribulações, choque de opiniões ou até interesses. Muita gente perde um amigo, por que ele num momento de imaturidade errou, e a pessoa não soube perdoar e ensinar. Ser amigo também é compartilhar a jornada.
Nossos companheiros de jornada precisam de nós, como nós precisamos deles. Eu sou MUITO e eternamente grata por ter uma grande amiga há 9 anos. Nunca brigamos, só amor, compartilhamento, conselhos, cuidados. Claro que a experiência de chorar junto, de brigar e resolver, pode ser uma oportunidade de crescimento, de intimidade, de conhecer um ao outro.
Quando você conhece alguém, põe sua mão no fogo por ela, chora com a dor dela, chora a sua dor pra ela... quando você fica feliz por ela mesmo que sua vida esteja de cabeça pra baixo, seu coração tem dó, tem amor, tem felicidade, ainda quando ele tá magoado, triste, confuso. Quando você pensa em alguem toda vez que acontece algo de novo (bom ou ruim), quando só aquele abraço pode te confortar, quando você se sente parte do time, quando vc sente que o silêncio entre vocês não é encômodo... parabéns, você tem um AMIGO!
Pra quem diz que não tem amigos, peço que olhe mais atentamente à sua volta. Será que não tem alguém que  significa muito pra você, e você não o considera amigo por medo de confiar? Será que você está afastando as pessoas com algum comportamento seu? Não hesite, conserte o comportamento.
Amigos erram? Sim. Decepcionam? Sim, e se não tiver aprendido com o convívio, com a vida, ele pode ser um pilantra. Mas isso, minha gente, é uma escolha DELE. A SUA escolha é ser o melhor amigo que pode, dar a melhor assistência que pode, e se isso não tocá-lo, não fique triste. Não se feche. Cada caso é um caso. Ele mereceu sua atenção e seu cuidado, só não soube usá-los como ferramenta pra algo bom. Quando alguém confia na gente, a gente se sente forte. Confie nos outros, que isso pode ser a força que alguém precisa. Pra ser feliz, ou pra mudar. Se a pessoa não honrar sua confiança, paciência, foi uma escolha dela. A sua foi a certa, e não podemos correr o risco de não dar força pra alguém que precisa, por medo de que não valha à pena. Sejamos menos egoístas.Amigos também surpreendem; as vezes os não-tão-amigos surpreendem te dedicando amizade.

Meus amigos, eu agradeço do fundo do meu coração, todas as palavras de consolo nos momentos difíceis, todos os abraços, todas as piadas entre lágrimas pra me animar. Agradeço cada risada, cada foto, cada carta. Vocês todos construíram o que eu sou hoje comigo, me permitiram entrar na vida de vocês, entraram na minha, e me ensinaram muito. Como diz no Fruits Basket (mangá de Natsuki Takaya), conviver com outras pessoas, machucar e ser machucado, nos ensina sobre os outros, e sobre nós mesmos. Se eu conheço mais de mim, dos meus defeitos e potencialidades, é porque vocês me apontaram. Se eu tive força quando tudo parecia perdido, se eu sorri e continuei, foi porque vocês acreditaram em mim. Se eu aprendi a não desistir, foi porque ouvi muito esse conselho. Se eu sinto amor, se eu sinto meu coração aquecer, é porque  amo demais vocês! Amo muito muito vocês! Faria tudo por cada um de vocês. Sei amar, de tanto amar vocês. Sei cuidar, de tanto cuidar de vocês. Sei recuar, porque vocês me impuseram limites. Sei achar forças, porque a mão de vocês me segurou. Sou feliz por vocês existirem, e me darem tanta atenção, e tanto amor, e tantos conselhos e ensinamentos.

Digam isso pros seus amigos, aqueles pelos quais você faria tudo, aqueles que merecem toda a felicidade do mundo. Todo amigo quer apenas em troca: ser um bom amigo. Faça com que seu amigo saiba que ele atingiu esse objetivo, e que ele continue assim!
Se você não tem amigos: 1- avalie se o problema não é alguma atitude sua, se for CORRIJA!; 2- repare se você não tem pessoas à sua volta dispostas a subir ao posto de 'amigo', dê essa CHANCE!; 3- se você for alguém legal, que tenta fazer amizade e não consegue, fala comigo! Me manda um e-mail (annerocketdive@hotmail.com), me conta da sua vida. Se sentiu sozinho? Tem seeempre alguém disposto a te ouvir, e te ajudar. Procure bem. E quando achar, valorize!

Um comentário: